Leia abaixo os resumos das justificativas apresentadas pelos autores dos projetos.
MÚSICA
Autor: Max de Oliveira Ferreira
Nome da obra: Senhora das Alegrias
Descrição da obra: Música em homenagem à Nossa Senhora da Penha, escrita após pesquisa sobre a história da devoção à Nossa Senhora da Penha, que teve origem com a vida e missão de Frei Pedro Palácios.
Descrição do autor: Membro consagrado da Comunidade Católica Shalom, capixaba, servindo a Deus na evangelização e compondo a equipe de música da Catedral arquidiocesana.
Autor: Victor Guedes Gazoni
Nome da obra: Onde Eu Mais Quero Estar
Descrição da obra: “Onde Eu Mais Quero Estar” é uma música que nasce de um verdadeiro momento de intimidade com Deus. Digo verdadeiro porque me emocionei compondo esta canção e cantando-a com o acompanhamento do violão. Tenho certeza que Deus estava ali comigo naquele momento, sentindo profundamente seu amor por mim. A música expressa o amor de Deus que incansavelmente cuida de nós, se decidirmos que ao lado dEle é “Onde Eu Mais Quero Estar”. Sei do potencial que ela pode ter, porque é uma inspiração divina! Deus abençoe vocês!!
Descrição do autor: Victor Guedes é médico e cantor católico capixaba, seus singles somam mais de 100 mil plays no Spotify! Após o lançamento de “Curado por Ti” foi indicado como Cantor Solo do Ano na maior premiação de música católica do país: "Troféu Louvemos o Senhor" como Cantor Solo do Ano. Ganhou o concurso “Talentos da Igreja” promovida pela Fátima Souza, cujo prêmio foi uma produção musical com a cantora. Victor é acima de tudo um servo de Deus e acredita que seu dom irá abençoar cada vez mais pessoas!
Autor: Marcos Lucas da Conceição Cipreste
Nome da obra: Vinde e Vede, Permanecei em mim - Música Tema Vinde e Vede 2024
Descrição da obra: 2024 celebramos 30 anos de Vinde e Vede, e como forma de agradecer e celebrar todos estes anos do amor de Deus derramado em nossas vidas, compus esta canção que celebra os 30 anos, e também 10 anos da primeira vez que compus uma música para este evento incrível que foi sonhado no coração de Deus!
A canção traduz todos estes anos vivendo e permanecendo na videira verdadeira que é Jesus, mas sempre lembrando que os ventos vêm, muita gente tenta arrancar, muitas dificuldades vêm, mas eu sempre direi: Quero estar junto do Senhor, caminhar, perseverar no teu amor…
E que alegria pra mim 10 anos que celebramos os 24 anos de Vinde e Vede, e poder compor para os 30 anos! Sinal de quem permaneço na videira verdadeira! E aí nasceu a canção do Vinde e Vede, fruto da escuta a Deus e um pedido: Permaneçam em mim!
Descrição do autor: Cantor desde os 10 anos, hoje vocacionado da Comunidade Católica Shalom, Marcos Lucas tem a alegria de sempre cantar as maravilhas de Deus em sua vida! Lançou sua primeira música em 2023, que foi finalista do último Prêmio Palma da Vitória!
PASTORAL
Autor: Adriana Nunes Oliveira Pinto
Nome da obra: Ciranda pela Vida
Descrição da obra: O Programa Ciranda pela Vida, é uma iniciativa do Fórum das Pastorais Sociais. Busca promover e articular o trabalho coletivo das Pastorais Sociais junto ao Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica.
Com o objetivo de fortalecer e dar visibilidade as ações das pastorais sociais.
O nome “Ciranda pela Vida” foi pensado pelo movimento que a roda faz, o Papa Francisco ao instituir o Dia do Pobre, em 2016, convocou os olhares de todos os católicos a estenderem as mãos aos nossos irmãos mais preteridos. Francisco nos ensina para que “não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e com a verdade” (1Jo 3,18).
Temos como referência a parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37) e a Campanha da Fraternidade de 2020, convidando os cristãos para se colocarem a serviço da Vida, contemplando a Vida de Jesus pelos olhos daqueles que mais sofrem e emergem das várias faces da pobreza e da agonia da criação.
A Ciranda começou na pandemia com lives virtuais abordando temas sociais, trazendo informação e engajamento, com objetivo de fortalecer a rede de doadores da campanha Paz e pão. No último ano (2023) em parceria com a Rádio América, se transformou num programa de entrevistas nas tardes de sábado na rádio. Antes com 10 minutos de duração e a partir de janeiro 2024 com a duração de 30 minutos.
– Todas as pastorais e organismos que compõem o Vicariato Social, já passaram pela Ciranda. É uma nova modalidade de apresentação do trabalho das pastorais e dos organismos do Vicariato. Agora estão presentes também numa plataforma de streaming (Spotify) Os episódios da Ciranda pela Vida agora podem ser acessados no Spotify.
Inscrevendo a Ciranda pela Vida no Prêmio Palma da Vitória, esperamos que os conteúdos possam atingir cada vez mais pessoas na busca da construção da nova sociedade.
Descrição do autor: Eu sou Adriana Nunes Oliveira Pinto, tenho 56 anos, sou a coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa e componho a coordenação do Fórum das Pastorais Sociais, uma das idealizadoras do Projeto Ciranda pela Vida e uma das apresentadoras do programa na rádio América junto com Bete Lopes.
Autor: Analice Furtado de Aguiar
Nome da obra: Tetê, Zezinho, Fatinha e Alegrito
Descrição da obra: A boneca infantil Tetê, tem como referência clara a Santa Teresinha de Lisieux. Foi criada na Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus em 2023 na Paróquia que leva o nome da Santa de Lisieux em Paul – Vila Velha. A ideia primeira era aproximar a querida 'santinha' das crianças. Porém, sua presença foi contagiante em toda a festa. Sua presença que estava prevista para apenas uma noite da festa, se tornou obrigatória em toda festa. Crianças, jovens e adultos se apegaram de forma carinhosa a Tetê, e até hoje nos grandes momentos celebrativos e de festa da Paróquia sua presença é esperada por todos. Todo mundo quer abraçar e tirar uma foto com a Tetê. Este ano ela participou pela primeira vez da Romaria dos Homens na Festa da Penha, sua presença alegrou e chamou a atenção dos muitos devotos da Senhora das Alegrias e também que amam a flor do Carmelo, Santa Teresinha. Com essa criação outras comunidades da paróquia quiseram representar seus padroeiros e assim surgiu o Zezinho (São José – Com. São Jose de Vila Garrido) e a Fatinha (Nossa Sra. de Fátima – Com. Nossa Sra de Fatima em Ilha das Flores) e recentemente devido a Campanha do Dízimo de nossa Arquidiocese, o Alegrito. Essa forma lúdica de representar a fé e os santos ganhou tamanha proporção que, agora, mensalmente temos a Missa Paroquial das crianças e a presença dos nossos bonecos atraem e acolhem as crianças e adultos que vibram com esse momento.
Descrição do autor: Analice Furtado de Aguiar, nascida em Mutum – Minas Gerais tem formação em magistério e é pedagoga. Catequista na Com. Matriz Santa Teresinha. É casada com Anderson Antônio Marinho e é mãe de duas filhas, Ana Luiza Furtado de Aguiar Marino e Júlia Furtado de Aguiar Marino. Ela foi a idealizadora de todo esse projeto e dá vida a Tetê, a primeira a ser criada. Os outros bonecos não possuem uma pessoa fixa para eles.
Autor: Mariana Matos Moura Chevitarese
Nome da obra: Evangelizart
Descrição da obra: O Evangelizart é grupo de teatro da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus de Paul em Vila Velha – ES. Surgiu em 2021 com um grupo de Jovens em uma homenagem a Nossa Senhora no mês de maio. Em 2022 o grupo ganhou corpo e os membros escolheram o atual nome para denominar o recém grupo. O que chama atenção no Evangelizart é a qualidade da apresentação: texto profundo com músicas religiosas populares, figurino, cenário, músicos. É um verdadeiro espetáculo da fé, as apresentações que este grupo realiza. Atualmente realizam as seguintes apresentações: Auto da Paixão; Cenáculo Mariano; Musical da Vida de Santa Teresinha, Auto de Natal entre outras apresentações pontuais durante o ano. Em 2023, o I musical: História de uma alma, que trouxe a obra de Santa Teresinha foi tem de uma reportagem na Rede Vida de televisão. O grupo é composto por crianças, jovens, adultos e idosos da Paróquia Santa Teresinha. As peças e apresentações são elaboradas por Mariana Matos Moura, coordenadora do grupo, junto com o pároco, Pe. Magno Luis, MSC. Atualmente cerca de 70 pessoas participam das atividades do Evangelizart.
Descrição do autor: A seguir os dados da coordenadora do grupo, que cria os textos, insere as músicas, coordena os ensaios e pensa todo o roteiro das apresentações:
Mariana Matos Moura Chevitarese, natural de Joaíma – MG casada com Frederico Rodrigues Chevitarese tem dois filhos: Samuel Moura Chevitarese e Tiago Moura Chevitarese. É membra atuante na paróquia Santa Teresinha, através da participação no Canto Litúrgico nas Missas e Celebrações e coordena o Evangelizart desde sua origem.
SOCIAL
Autor: Padre Ronaldo Rosa de Oliveira
Nome da obra: Pedal solidário 2024
Descrição da obra: Pedal solidário idealizado com gesto de arrecadar 4 toneladas de cestas básicas.
Descrição do autor: Idealizei o projeto para ajudar quem precisa, pois recebo muitos pedidos de pessoas de baixa renda, que não tem o que comer. Então reuni com amigos que juntos criamos o pedal solidário
Autor: Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Viana
Nome da obra: Projeto Jiu-jítsu Faz Bem Padre Fernando de Souza
Descrição da obra: Criado em setembro de 2023, o PROJETO PADRE FERNANDO tem o objetivo de valorizar a inclusão e trabalhar para que todos tenham a oportunidade de aprender e crescer conosco. Essa iniciativa nasceu da parceria entre o instrutor Richard da Cruz Cominotti (da Academia de Jiu-Jítsu para adultos e crianças Kong Fighter Jiu Jitsu) e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição com o intermédio de Diego Grijó Gava, unindo esforços para oferecer um ambiente acolhedor e educativo para crianças e adolescentes de 4 a 15 anos, gratuitamente. Toda terça e quinta-feira a noite com atividades pedagógicas e lúdicas, buscamos promover o desenvolvimento integral dos participantes, estimulando não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o fortalecimento de valores como solidariedade, respeito e cooperação. Através de aulas dinâmicas, e momentos de reflexão, o Projeto Padre Fernando visa contribuir para a formação de cidadãos conscientes e atuantes em suas comunidades. Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade, acessível a todos, e em criar oportunidades para que cada criança e adolescente possa alcançar seu pleno potencial. Em apenas seis meses de existência de projeto 11 de nossos atletas competiram no dia 26 de maio de 2024, todos ganharam medalhas sendo 2 de bronze, 3 de prata e 6 de ouro, uma dessas de ouro foi para nosso atleta autista Isaac Santos Cavatti Kiepert, queremos impulsionar cada vez mais para que outras crianças possam ter acesso a este projeto. O nome do projeto é uma singela homenagem ao 3º filho padre de nossa Paróquia, que aos 37 anos, em 21 de junho 2021 nos deixou em decorrência da COVID-19. Padre Fernando era muito conhecido e respeitado, por sua conduta irrepreensível de dedicação à comunidade, em especial à Igreja. Sua passagem neste mundo foi mais rápida do que se podia prever, mas de uma profundidade inigualável. Por onde passou, marcou vidas e fez história. Seu legado será lembrado por tantos que tiveram a alegria de tê-lo por perto.
Descrição do autor: Pelos Registros históricos, a Igreja Nossa Senhora da Conceição em Viana que pertence a Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, foi elevada à condição de Paróquia em 1837 pelo Decreto nº. 13, da Assembleia Legislativa, sancionado pelo então Senador do Império e Presidente da Província do Espirito Santo, Senhor José Thomas Nabuco de Araújo.
Esse mesmo Decreto reconhece definitivamente o povoado de Viana como Freguesia, dando a esta o mesmo nome de paróquia.
Autor: Pastoral do Povo de Rua da Igreja Santa Rita
Nome da obra: Café com Esperança - Uma esperança de restauração de vida.
Descrição da obra: A ação Café com Esperança visa ressignificar a vida das pessoas em situação de rua cuja dignidade foi tirada pelos vícios, em especial do álcool e das drogas e que estão com insegurança alimentar, desabrigadas e sem acesso a cuidados de saúde.
Nas ruas, na maioria das vezes, elas estão alteradas pelas drogas. Vimos, então, que precisávamos de um momento fora das ruas, com eles em sobriedade, para conhecer um pouco mais a pessoa interessada na restauração.
Acreditamos que ao dar esse passo de ir, por vontade própria, até a paróquia, eles estão dando o primeiro passo rumo à sua restauração e reintegração à sociedade.
Descrição do autor: A Pastoral do Povo de Rua da Paróquia Santa Rita foi criada no ano de 2017 por um grupo de pessoas da paróquia com os objetivos de alimentar física e espiritualmente os nossos irmãos, hoje moradores de rua, que passam fome em nossa cidade; Promover a integração entre a sociedade formal e as pessoas excluídas; Dar visibilidade ao problema social que vivemos; Evangelizar; Restaurar a vida da população em situação de rua reintegrando-os a sociedade.
VÍDEO
Considerando o regulamento do Prêmio Palma da Vitória 2024 há apenas um vídeo classificado, portanto este já é o vencedor deste ano.
Autor: Osmar de Oliveira Braido
Nome da obra: Conhecendo Bethânia
Descrição da obra: Através desse trabalho de Evangelização, mostramos os valores pedagógicos da Comunidade Bethânia, fundada pelo Servo de Deus Padre Léo. A intenção é ressaltar os valores evangélicos, no trabalho de restauração de pessoas em Dependência Química, e ao mesmo tempo estamos trabalhando a prevenção.
O objetivo é levar ao espectador uma reflexão dos caminhos que podem ser trabalhados em si na Dimensão Espiritual, física, emocional, comunitária e afetiva.
Padre Léo, tinha em programas de televisão um trabalho lúdico já direcionado a esse fim, depois o mesmo seguiu com o Padre Vicente, hoje moderador geral da comunidade.
Descrição do autor: Padre Osmar é Sacerdote da Arquidiocese de Vitória do E.S., Mestre em Teologia. Sua ênfase é a Dimensão Lúdica no processo de Evangelização e trabalha com empenho nas redes Sociais, pois acredita nesse caminho envolvente e leve.